Um pouco da minha história.

Olá! Meu nome é Cássia Tomonari e sou uma pessoa apaixonada pelas artes manuais e pela natureza.

Sou uma designer gráfica de formação que resolveu se aventurar no mundo da arte manual, em busca de uma vida mais leve, com propósito e autoconhecimento.

Foi nessa jornada que a Wabisabi nasceu, para lhes entregar peças decorativas e presentes cheios de afeto e significado para alegrar e tornar o seu dia a dia mais leve!

Aliás, Wabisabi é uma visão estética e filosófica japonesa que vê a beleza nas coisas simples, imperfeitas e impermanentes da vida. E é isso que eu busco em minha vida e quero transmitir para todas vocês, por meio da minha arte.

Como é produzida cada peça.

Desde criança desenvolvi um gosto por cultivar plantas no quintal de casa, descendo de uma família de imigrantes japoneses que trabalharam muito com a agricultura, então essa relação com a terra e as plantas é mais antiga que minha existência.

Já vivi uma vida onde o foco era no aumento de produtividade e performance, e isso fez um estrago considerável na minha saúde mental e física. Precisei voltar e desconstruir tantas ideias que me foram estabelecidas, para enxergar o que eu era e meu lugar na natureza. Voltei a respeitar essa coisa sagrada que a modernidade e a cultura de exploração me fizeram esquecer.

Sendo assim, minha produção dos quadros botânicos, passa pelo cultivo das plantas para colher suas flores e folhas. Nessa fase da produção, que é a mais longa, eu planto mudas ou a semente mesmo, faço adubagem mensalmente, rego diariamente, cuido das pragas, sempre evitando o uso de agrotóxicos ou qualquer produto que agrida o meio ambiente, pois acredito que o respeito pela natureza é como demonstro meu amor pela vida.

A colheita das flores ou folhas podem levar alguns meses, além disso não são todas as plantas que consigo plantar no meu espaço, por isso faço colheitas também em outras áreas ou compro as flores que não possuo para fazer a secagem. 

O processo de secagem pode passar por técnicas diversas, mas em geral sempre passa pela prensa, onde fica de uma semana até um mês, nesse tempo é necessário fazer a trocar dos papéis da secagem para evitar a formação de mofo.

Nem sempre dá certo, pois cada planta possui composições químicas únicas, então o que serve para secar uma não é garantia para secar outra, por isso que a aprendizagem e experimentação são partes integrais na criação dos quadros.

Ao terminar de secar as flores e folhas, elas são armazenadas com ervas aromáticas e separadas por folhas de papel manteiga, pois isso ajuda na conservação e evita ataque de insetos também.

Com todo o material seco, prossigo para a parte de criação: penso na composição, experimento a combinação de elementos, sempre com o foco de deixar o quadro harmonioso para o seu lar ou local de trabalho.

Meu objetivo com meu trabalho não é de ser mais eficiente e produtiva, acho que já vivemos em um mundo com excesso disso, mas sim de voltar ao que nos é mais sagrado e acabamos esquecendo, ao cuidado e respeito conosco e o mundo, e isso só é possível com muito acolhimento e amor.

Então mais que um presente ou peça de decoração, espero que você encontre aqui uma manifestação de afeto e bons sentimentos para sua vida e das pessoas que você ama.